Estação de tratamento de Esgoto

Introdução:
A necessidade de implantação de tratamento de esgotos  sanitários em áreas urbanas, suburbanas e rurais, com o objetivo de evitar  a contaminação do solo e água, vem obrigando  os técnicos que trabalham na área de saneamento, a desenvolverem,  continuamente, projetos que possam suprir essa exigência.Com a finalidade de  atender, de forma eficiente e econômica, uma faixa bastante extensa de núcleos  habitacionais, a projetou-se, testou e está fabricando o SISTEMA DE TRATAMENTO DE ESGOTOS COMPOSTO POR FOSSA SÉPTICA ATIVADA E  FILTRO ANAERÓBIO MOLDADO.
FOSSA SÉPTICA ATIVADA   – Patente nº  MU7702219-0
REFIL DE MEIO FILTRANTEInsc. de Patente nº PI9802409-4

Características  do Sistema:
Cada conjunto é composto por uma Fossa Séptica Ativada e um  Filtro Anaeróbio Moldado – equipamentos patenteados e de fabricação própria,  que atendem às normas da ABNT –  NBR  7229/ 93 e NBR 13969/97. Construídos em poliéster reforçado com fibra de vidro,  possuem durabilidade em torno de 30 anos. Em  função de sua estanqueidade não permite contaminação do lençol freático.

Utiliza os  conceitos básicos de digestão anaeróbia em seu funcionamento, porém apresenta  modificações importantes em relação aos equipamentos convencionais, proporcionando  desempenho bastante superior ( Redução de 85 a 90% de carga orgânica ). A  eficiência acima indicada foi testada por   instituições públicas ligadas ao Meio Ambiente (CEDAE – Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de  Janeiro E SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE NITERÓI) gerando Atestados de Condições Técnicas.

Estes  produtos estão capacitados ao Tratamento de Esgotos em geral, padrão alto,  padrão médio e baixa renda, atendendo à bairros, residências, loteamentos,  condomínios, prédios comerciais, indústrias, etc., sendo utilizados  individualmente ou em paralelo,  de  acordo com a  vazão afluente. Não necessitam de retiradas constantes de  lodo (mínimo de 04 anos) e em pleno funcionamento não produzem odor.

Descrição  dos Equipamentos:
Fossa Séptica Ativada:

Constitui-se de um tanque cilíndrico-cônico, cuja conicidade  acentuada na parte inferior promove concentração de lodo biológico anaeróbio.
A entrada de esgotos se dá pela parede lateral superior da  unidade, através de um tubo que se prolonga até o fundo do equipamento. Esse  tubo, em seu trecho vertical,  possui  uma conexão flexível que lhe proporciona um movimento vibratório e,  conseqüentemente, uma agitação no lodo biológico.
A saída ocorre do lado oposto através de um tubo que se  comunica com o Filtro Anaeróbio.
A tampa do  equipamento é provida de acesso de visita.

Filtro Anaeróbio Moldado:

Compreendido por um tanque cilíndrico-cônico cuja entrada de  esgotos se dá pela parte inferior da unidade.
O esgoto ascende pelo fundo falso, transpassa o meio  filtrante – onde se desenvolvem microrganismos e se retém as partículas que se  pretende eliminar – e, filtrado, sai pela parede lateral superior da unidade.
O meio filtrante é constituído também em fibra de vidro  enovelada e, acondicionado sob a forma de refil, possibilita sua substituição  sempre que necessário (Em 05 anos de funcionamento não houve troca).

Principais  Vantagens do Sistema:

Fossa Séptica:

  • Facilidade  de transporte e instalação (baixo peso);
  • Total  estanqueidade;
  • Original  mecanismo de agitação do lodo;
  • Novo  “design” proporcionando aumento significativo na capacidade de tratamento do  esgoto;
  • Baixo  custo.

Filtro Anaeróbio Moldado:

  • Facilidade  de transporte e instalação (baixo peso);
  • Total  estanqueidade;
  • Original  acondicionamento de meio filtrante  sob  a forma de refil, garantindo a continuidade no seu funcionamento;
  • Baixo  custo.

OBSERVAÇÃO. O Sistema é reconhecido pela  Prefeitura de Niterói e pelos órgãos ambientais ( CEDAE, FEEMA, CETESB ) e está  sendo implantado em diferentes cidades do país, em vários Parques Nacionais do  IBAMA, PETROBRÁS,UFRJ,  Forte São Luiz (  Exército Brasileiro ), Ilha de Marambaia e Illha do Governador ( Marinha do  Brasi l),  e em Prefeituras ( atendendo  a bairros de baixa renda), entre outros.

Modelo S1    – capacidade: 20 a 25 pessoas (Até 05 casas)   Vol. Útil – 2,7m³

Fossa Séptica Ativada

Filtro Anaeróbio Moldado

Diâmetro: 1,15m Diâmetro: 1,15m
Altura: 1,50m Altura: 1,50m
OBS. Com caixa de gradeamento    incluso

 

Modelo S2    – capacidade 25 a 60 pessoas (Até 10 casas)    Vol. Útil – 4,1m³

Fossa Séptica Ativada

Filtro Anaeróbio Moldado

Diâmetro: 1,50m Diâmetro: 1,25m
Altura: 2,10m
OBS. Com caixa de gradeamento    incluso
Altura: 2,10m